HISTÓRIA

A História do Fusca
  



    O Volkswagen FUSCA, foi o primeiro automóvel produzido pela companhia alemã Volkswagen. Também detém o recorde de carro mais vendido no mundo, recorde este obtido desde 1972, que até então pertencia a outra lenda automotiva, o modelo Ford T. Em 1932, Ferdinand Porsche começa a esboçar projetos com formas do fusca, chamado inicialmente de Volkswagen, que em Alemão significa “Carro do Povo”. Em 1935, Adolf Hitler pede a Porsche, um carro prático, de fácil manutenção e longa duração. Nasce então o conhecido Fusca, equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas. Em 1939 toda a produção do fusca foi voltada para o uso militar. Em 1949 começa a exportação do Fusca para os EUA e outros países da Europa.

Em 1950 chegam ao Brasil o primeiro lote de fuscas importados da Alemanha, que contava com 30 unidades, todas compradas pela família Matarazzo.Em 1953 o Fusca começa a ser importado para o Brasil em CKD (desmontado) e montado pela Brasmotor. Em 1959 o Fusca começa a ser produzido no Brasil, na Fabrica Volkswagen, em Anchieta. Após 27 anos de produção no país, o Fusca deixa de ser fabricado em 1986, mas retorna em 1993, a pedido de Presidente Itamar Franco, e a produção vai até 1996, nesse período foram vendidas 40 mil unidades. No México, a última unidade no mundo foi fabricada em 2003, com direito a festa de despedida no país. No dia 22 de junho de 1934 foi assinado na Alemanha, o projeto para início da produção do Fusca. A data ficou para o calendário oficial como o Dia Mundial do Fusca e no Brasil, o Dia Nacional do Fusca é comemorado no dia 20 de janeiro.


A História do FUSCA CLUBE ALAGOAS



O FUSCA CLUBE ALAGOAS, foi fundado por Haroldo Gama em 2003 com o objetivo de resgatar a memória do carro mais vendido do mundo e que virou história para seus proprietários.

Nosso objetivo maior é reunir proprietários de Fuscas, e seus derivados, que tenham interesse e disposição para participar de eventos, confraternizações, encontros e reuniões relacionados ao Fusca dentro da cidade de Maceió e nos outros Estados do Brasil.

        O FUSCA CLUBE ALAGOAS não possui sede oficial, os encontros acontecem no estacionamento do Antigo Clube Alagoinha todas as quintas-feiras às 19h30min na Praia de Ponta Verde na cidade de Maceió.

O Clube não tem fins lucrativos, portanto a taxa cobrada para os associados é simbólica voltada para promover eventos, festas, passeios, viagens e comemorações.